Conecte-se conosco

Brasil

PEC da Água

Publicado

em

Na Bahia, ABI recebe dois novos apoios pela aprovação da PEC da Água Potável.

Juntam-se à campanha, o deputado estadual Marcelino Galo e a vereadora de Salvador Marta R

A Associação Brasileira de Imprensa – ABI, por iniciativa de sua Comissão de Meio Ambiente, intensifica sua Campanha pela Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Água Potável (PEC 6/2021).

Lançada em fevereiro deste ano, visando mobilizar jornalistas e instituições da sociedade civil para que a emenda seja aprovada ainda este ano pelo Congresso Nacional. A PEC 6/2021 é de extrema importância para a sociedade brasileira. Ela propõe a inclusão do acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. De acordo com dados do Censo de 2022 publicados na semana passada, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à rede geral de distribuição de água.

Para o Deputado Estadual pela Bahia, Marcelino Antonio Martins Galo, que é Engenheiro Agrônomo, com forte atuação em defesa do Meio Ambiente e contra a privatização, – “a PEC da Água é fundamental ser aprovada e requer apoio de todos”.

Nascido em Salvador em 04 de março de 1956, Marcelino Galo participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes – UNE, em 1979. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 1980, especializando-se em Planejamento Agrícola e Desenvolvimento Rural – PNUD/FAO, em 1988.

Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT, 2011 – 2015. Reeleito pelo PT, 2015-2019. Reeleito para o período de 2019-2023 e Suplente de Deputado Estadual, pela Federação Brasil da Esperança, 2023-2027, reassumindo o mandato parlamentar em 11/03/2024.

Já a vereadora Marta Rodrigues, que é uma mulher negra, mãe, feminista, antirracista, professora e está exercendo o terceiro mandato como vereadora de Salvador (PT). Foi reeleita no dia 15 de novembro de 2020, sendo a edil mais votada da sigla, entende que a aprovação da PEC da Água 6/2021, – “é um direito a vida, um direito humano e deve ser incluída na Constituição”.

Marta, formada em Letras pela UCSal e especialista em Direitos Humanos pela UNEB e em Políticas Públicas pela UNICAMP, é, atualmente, presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Democracia Makota Valdina e diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador.

Apoios.

Desde o lançamento em 1º de fevereiro, a campanha já recebeu apoio de associações e organizações como o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a Universidade do Estado da Bahia, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Coletivo de Imprensa IBI – Inteligência Brasil Imprensa e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – Sindae, da Deputada Federal Alice Portugal (PC do B/BA), Deputado Federal Joseildo Ramos (PT/BA), entre outros pelo Brasil.

O dia 22 de março de 1992, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Em comemoração ao Dia da Água, o Sindae realizou o seu 24° Grito da Água, com uma caminhada e saída da praça do Campo Grande, em Salvador, na Bahia, às 14 horas, até a Praça Castro Alves, e contou com a presença do jornalista Fábio Costa Pinto, representante da ABI no Estado da Bahia.

O Grito da Água é visto como a maior manifestação de rua em defesa da água da América Latina, sendo um importante instrumento de alerta à sociedade baiana sobre os riscos da degradação das riquezas naturais e sobre o processo de mercantilização da água.

A ABI, o deputado Marcelino Galo, a vereadora Marta Rodrigues e o Sindae convidam a todos a se engajarem nessa campanha, como forma de pressão, os deputados e deputadas federais a votarem e aprovarem a PEC 6/2021. Defender o direito humano à água é defender a vida.

Contatos da campanha:

Região Sudeste: Zilda Cosme Ferreira, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABI: zildaf87@gmail.com
Brasília e Região Centro-Oeste: Armando Rollemberg: asrollemberg@gmail.com
Região Nordeste: Fabio Costa Pinto: fabiocostapinto.abi@gmail.com
Região Norte: Kátia Brasil: katia@amazoniareal.com.br
Região Sul: Lara Sfair: lara@vivavox.ppg.br

*Fábio Costa Pinto, Jornalista, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI e Comissões de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, e da Comissão de Meio Ambiente.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights