Cultura
Zenaide dos Santos SA Será Laureada na 1ª Edição do Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ em Itaquaquecetuba
O Instituto Cultural África 54 (ICA54) se prepara para a realização de um evento histórico: a 1ª Cerimônia do Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, que acontecerá no dia 27 de novembro de 2024, às 18h30, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, em São Paulo. Este prêmio tem como objetivo valorizar e preservar as tradições africanas no Brasil, celebrando a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em sua forma mais autêntica.
Entre os homenageados da noite, destaca-se a jornalista, colunista e autora Zenaide dos Santos SA, receberá o Prêmio por sua atuação no ativismo humanitário, ambiental, educacional, além de seu trabalho como comunicadora e facilitadora do intercâmbio cultural, em ambito nacional e internacional. Zenaide, é reconhecida por sua dedicação à promoção da cultura afro-indígena brasileira, é uma das personalidades que contribui ativamente para o fortalecimento do movimento negro, indígena e da preservação de suas tradições no Brasil.
O Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, idealizado pelo Centro Cultural Africano de Itaquaquecetuba e organizado pela presidente do ICA54, Lili Brito, visa reconhecer indivíduos e grupos que se destacam na promoção e preservação da cultura africana no Brasil. O evento, que será um marco na história da cultura afro-brasileira, contará com a presença de importantes líderes e representantes da comunidade afrodescendente, além de artistas, artesãos e músicos.
Entre as atrações culturais, os participantes poderão apreciar apresentações de danças e músicas que refletem a diversidade das culturas africanas e afro-brasileiras. Além disso, será realizada uma exposição de arte e artesanato tradicional, com peças de artistas e artesãos de diversas comunidades.
O evento também contará com a presença do Rei Nigeriano Ọbá Adekunle Aderonmu, líder tradicional e presidente do Centro Cultural Africano, que simboliza a união entre as comunidades africanas e afrodescendentes no Brasil. Outros laureados incluirão líderes espirituais de religiões de matrizes africanas, além de representantes de movimentos sociais e culturais que desempenham papel fundamental na preservação das tradições.
A cerimônia será um momento de celebração e fortalecimento das conexões entre as comunidades afrodescendentes, com ênfase na valorização das tradições culturais e religiosas africanas. Para Lili Brito, presidenta do ICA54, o prêmio não se limita a ser uma simples celebração, mas sim um reconhecimento das lutas diárias daqueles que mantêm vivas as práticas ancestrais, promovendo o respeito e a igualdade.
Com o Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, o ICA54 reafirma seu compromisso com a continuidade das práticas culturais africanas no Brasil e com a promoção da igualdade e da preservação das religiões de matrizes africanas, elementos fundamentais na construção da identidade cultural do país.
Detalhes do Evento:
Data: 27 de novembro de 2024
Horário: 18h30
Local: Câmara Municipal de Itaquaquecetuba
Rua José Barbosa de Araújo, 26 – Vila Virgínia, Itaquaquecetuba, São Paulo
Entrada: Gratuita e aberta ao público
Mais informações:
Instagram: [@institutoculturalafrica54]
[@zenaidedossantossa]
Texto: Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista
-
Brasil2 semanas atrásSérgio Sacani revela curiosidades sobre o cometa 3I/ATLAS e fala sobre o futuro da exploração espacial no “The Noite” desta terça (28)
-
Brasil2 semanas atrásSBT lança série especial com Marcos Uchôa sobre a importância da Amazônia na vida dos brasileiros
-
Esporte2 semanas atrásChapefem Itaguaí é Campeão da Costa Verde nos Pênaltis!
-
Brasil2 semanas atrásDa censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça estreia na Argentina
-
Literatura1 semana atrásMaria Izabel Nascimento Muller prepara lançamento do novo livro “Cinderela Sertaneja” em Salvador
-
Cultura2 semanas atrásA cidade de Niterói ganha um novo e sofisticado endereço da moda: a Branca Boutique
-
Música1 semana atrás“Arrocha Cidade Baixa” movimenta Salvador com encontro inédito de estrelas do romantismo baiano no Clube dos Oficiais
-
Música1 semana atrásJonas Esticado celebra 10 anos de carreira com o projeto “Jonas Intense”, gravado ao vivo em Recife – Nove faixas chegaram às plataformas digitais nesta quinta-feira (30), resgatando o forró romântico que o apresentou para o Brasil
