Brasil
Theatro Municipal de São Gonçalo celebra cultura, inclusão e diplomacia em noite de condecorações
Por David Antunes e Analu Freire
Evento reuniu autoridades civis e militares, apresentações artísticas emocionantes e homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural e institucional
A entrega solene de condecorações realizada na última segunda-feira (22/12), no Theatro Municipal de São Gonçalo, transformou o espaço em um grande palco de celebração à cultura, à inclusão e ao reconhecimento institucional. A cerimônia reuniu autoridades nacionais e internacionais, além de convidados que acompanharam uma programação artística marcada pela excelência e pela emoção.
A noite contou com a apresentação primorosa da Orquestra Municipal de São Gonçalo, sob a regência do maestro Paulo Guarany, que conduziu o público por um repertório que uniu clássicos de Michael Jackson a interpretações líricas com a cantora Anne Janin, mostrando versatilidade e alto nível técnico.
Cultura e inclusão em destaque no palco
As apresentações foram abrilhantadas por dançarinos que levaram ao palco a dança de salão e a dança do ventre, além de momentos marcantes de inclusão. Um dançarino com síndrome de Down emocionou a plateia ao interpretar coreografias inspiradas em Michael Jackson. Outro destaque foi Felipe, que nasceu com paralisia cerebral, faz Letras na UERJ e tocou, cantou e emocionou o público com sua sensibilidade e talento.
Autoridades homenageadas e reconhecimento institucional
O Comte Francisco Gondar que é Comodoro e Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante e Vice-presidente do IC homenageou com a Medalha do Mérito humanitário da ABFIP Associação brasileira das Forças internacionais de Paz, várias autoridades.
Entre os condecorados da noite estiveram o cônsul do Panamá, Sr Ruben Arguelles Sanchez, o cônsul Honorário da Finlândia, Sr Sérgio Rocha Chamone, membros do alto comando da Marinha do Brasil, Marinha Mercante, da Escola Superior de Guerra, do Exército, além de oficiais da Polícia Militar, da Polícia Civil e Secretários de algumas cidades. O maestro Paulo Guarany também foi homenageado por sua contribuição à cultura do município. O vereador professor Felipe Guarany, destacou a importância do reconhecimento público. A comandante CLC Andréa de Fátima Bacala, que recebeu quatro medalhas e o título de cidadão benemérito de São Gonçalo, celebrou a homenagem: “É uma alegria. Isso reflete 29 anos trabalhando na Marinha Mercante, vivendo com muito amor e justiça o dia a dia no mar. E, uma novidade, acabou de nascer o Instituto Cultural Marinha Mercante, um divisor de águas para contar nossa história”.
O cônsul da Finlândia também ressaltou a relevância do momento: “Fico muito feliz e honrado em receber o título de cidadão benemérito de São Gonçalo. Os primeiros passos dos finlandeses no Brasil foram dados aqui, e agora se abre um novo capítulo nas relações entre Brasil, Finlândia e São Gonçalo, que tem um grande potencial naval”.
Surge o IC MM
Preservando o Legado da Navegação Civil Brasileira.
O Instituto Cultural Marinha Mercante (IC) é uma iniciativa recente e inovadoras, fundado em 4 de dezembro de 2025 pela Capitão de Longo Curso Andréa de Fátima Barcala (também referida como Andrea Barcala), que atua como sua presidente, idealizadora e fundadora. Com sede no Rio de Janeiro, o instituto surge como um espaço dedicado à valorização da história, da cultura e dos profissionais da Marinha Mercante brasileira, promovendo a cultura marítima, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase especial no ODS 14 – Vida na Água (economia azul).
Missão e Atividades Principais
O IC tem como foco principal a preservação e difusão do patrimônio cultural da Marinha Mercante, destacando o papel dos navegantes civis na economia, e do setor Offshore & Energias na história e no desenvolvimento do Brasil.
Entre suas iniciativas estão:
Espaços temáticos e educativos: Criação de centros como o Espaço CLC Francisco Gondar (dedicado à pesquisa histórica e documentação), o Espaço CLC Andréa de Fátima (focado no empoderamento feminino no setor Offshore & Energias, com simuladores interativos e programas de capacitação) e o Espaço Bandeira Amiga (para cooperação internacional e parcerias com bandeiras estrangeiras no offshore no salão nobre.
Atividades culturais e educativas:
Podcasts, cursos de formação, palestras, simpósios, saraus, festivais de literatura marítima, condecorações, pesquisas acadêmicas e publicações de livros e antologias temáticas.
Inclusão e sustentabilidade: Incentivo à participação feminina e de grupos minoritários no mercado marítimo, promoção da economia azul, transição energética e combate a discriminações de gênero e raça.
Eventos e homenagens:
Realização de cerimônias de condecorações para autoridades civis, militares e diplomáticas, como a realizada no Theatro Municipal de São Gonçalo em dezembro de 2025, que marcou o a programação de Natal do IC.
Destaque: Capitão de Longo Curso e
presidente, Andréa Barcala, é uma atuante no setor offshore com 29 anos de carreira na Marinha Mercante, tendo iniciado como marinheira de convés, galgando em diversas áreas, com viagens pelo mundo. Sua trajetória inspiradora, marcada por determinação e liderança em ambientes desafiadores, reflete o espírito do instituto: valorizar os profissionais do mar e abrir caminhos para novas gerações.
Em suas palavras durante a cerimônia Natalina: “O Instituto Cultural Marinha Mercante é um divisor de águas para contar nossa história, com muito amor e justiça ao dia a dia no mar.”
Impacto e Visão de Futuro
O IC atua de forma complementar às instituições públicas (como o Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval), priorizando o setor civil e estabelecendo parcerias com empresas do setor marítimo, portuário e offshore. Seu objetivo é fortalecer a identidade marítima brasileira, fomentar a educação continuada e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável na navegação.
Com apenas alguns dias de existência, o IC já se consolida como referência na promoção da cultura Marinha Mercante, celebrando o legado de quem dedica a vida aos oceano
-
Brasil1 semana atrásRÉVEILLON 2026 EM NITERÓI: MEGA OPERAÇÃO DE TRÂNSITO E SEGURANÇA NA PRAIA DE ICARAÍ
-
Brasil6 dias atrásPrefeitura de Niterói descumpre lei recém-sancionada e autoriza show com conteúdo vedado em evento contratado pela Neltur
-
Festas e Eventos2 semanas atrásEdno Mariano Deseja Feliz Natal aos Parceiros e Patrocinadores!
-
Mundo2 semanas atrásNo inverno, o Salento é alma autêntica da Púglia!
-
Esporte2 semanas atrásENIO MONTEIRO: “ESTREIA VITORIOSA NO SEROCLASSIC”
-
Mundo1 semana atrásCantor Rakunnas participará do Programa Latinidade Internacional
-
Música2 semanas atrásPENELOPE, CANTORA DE ITAGUAÍ, DESEJA FELIZ NATAL!
-
Festas e Eventos1 semana atrásRÉVEILLON 2026 NO RIO: “A MAIOR VIRADA DO MUNDO”
