Brasil
Rio terá fim do pagamento em dinheiro nos ônibus municipais a partir de maio
Passageiros deverão utilizar cartões ou sistema digital para acessar o transporte público
Transporte público
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que os ônibus municipais do Rio deixarão de aceitar pagamento em dinheiro a partir do dia 30 de maio. Com a mudança, as passagens passarão a ser pagas exclusivamente por meios eletrônicos.
Segundo a prefeitura, o embarque será realizado pelo sistema Jaé. Usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) também poderão continuar utilizando o cartão Riocard nos modais municipais.
Mudança no sistema
De acordo com a SMTR, a medida faz parte de um processo de modernização do transporte público na cidade. A proposta é aumentar o controle sobre a arrecadação tarifária e tornar o embarque mais rápido nos coletivos.
A prefeitura também afirma que o fim do dinheiro em espécie deve reduzir problemas relacionados ao manuseio de valores dentro dos ônibus e aumentar a segurança para passageiros e motoristas.
Uso do Jaé
Com a mudança, o sistema Jaé passará a ser o principal meio de pagamento nos transportes municipais. O modelo já vem sendo implementado gradualmente em diferentes linhas da cidade.
A expectativa é que a nova etapa reduza filas no embarque e facilite o controle operacional do sistema de transporte público do Rio de Janeiro. Por podcast edinhotaon / Edno Mariano
-
Brasil2 semanas atrásWellington Ferreira: Três Décadas Dedicadas à Guitarra, ao Jazz e à Formação Musical em Itaguaí
-
Brasil2 semanas atrás“The Noite” recebe Paulo Li, o “Chaina”, empresário e fenômeno das redes sociais que viralizou ao mostrar as diferenças entre Brasil e China
-
Brasil5 dias atrásDe Social Media a Empreendedora: a trajetória de Bruna Villalba na construção de marcas e oportunidades digitais
-
Esporte2 semanas atrásFutebol, decisão e emoção: SBT transmite final da Champions League, duelo dramático do Santos e sorteios da Sul-Americana e Libertadores
-
Brasil1 semana atrásCELEBRA ZO!Parque Oeste recebe o Celebra ZO com grandes nomes da música gospel no dia 6 de junho.
-
Brasil2 semanas atrásDeo Carvalho: Arte, Cultura e Consciência Ambiental Marcam Homenagem em Salvador
-
Esporte2 semanas atrásTemplo do Futebol Paulista será palco de Fan Fest para a Copa 2026 – ingressos já estão à venda
-
Brasil1 semana atrásEVENTO NO PARKSHOPPING CAMPO GRANDE!Festival da cidade promete parar Campo Grande com gigantes do pagode e samba.
