Mundo
Memória da Resistência na França chega ao Brasil

Duda Tawil, de Paris
Na próxima quinta-feira, 3 de julho, às 10h, pelo horário de Brasília, será lançada a exposição virtual “Memória dos Movimentos de Resistência na França (2016–2023)”, resultado de quase três anos de trabalho da Associação Memória da Resistência Brasileira na França, criada em 2023 na capital francesa. A mostra reúne e disponibiliza um acervo inédito da diáspora brasileira engajada na luta pela democracia no exterior, com documentos produzidos em Paris entre os anos de 2016 e 2023.
O lançamento valoriza a memória democrática e os laços Brasil-França, e o trabalho adquire mais significado por ser o ano da Temporada-Saison França-Brésil, ao reafirmar os laços de solidariedade e intercâmbio político-cultural entre os dois países. Neste 2025 estão sendo celebrados os 200 anos das relações diplomáticas bilaterais, reforçadas com a visita oficial do presidente Lula à França, no início deste mês.
O acervo é significativo e histórico: engloba fotos, vídeos, panfletos, newsletters, entrevistas e artigos de imprensa. Tudo ficará disponível gratuitamente, graças à parceria da associação com o Memorial da Resistência de São Paulo, e será exibido em formato bilíngue (português/francês).
As atividades se estendem para Salvador, onde a Aliança Francesa da Ladeira da Barra inaugura, na capital baiana, também em 3 de julho, às 20h, uma exposição física com ênfase nas ações de estudantes e mulheres feministas na resistência ao autoritarismo. Ela ficará em cartaz até 3 de agosto vindouro.
E não param aí! As ações continuam no dia 29 de julho, às 19h: a Casa Rosa, espaço cultural do bairro do Rio Vermelho, em Salvador, organizará e promoverá uma sessão de curtas-metragens, seguida de um debate, com as participações da jornalista e realizadora Liliane Mutti, estabelecida na França há anos, e o jornalista e escritor Emiliano José.
“Num momento de retrocessos e ameaças às liberdades democráticas em diversas partes do mundo, preservar a memória das lutas por direitos civis é um ato de resistência e um compromisso com o futuro”, chancela a coordenação da Associação Memória da Resistência Brasileira na França (2016–2023), leia-se Marcia Camargos, Solange Cidreira e Gabriella Scheer.
Ditadura nunca mais e ANISTIA NÃO!
-
Esporte2 semanas atrás
CAMINHADA CONTRA O FEMINICÍDIO – SALVADOR/BA
-
Brasil3 dias atrás
No The Noite, Jorge Lordello conta detalhes inéditos sobre crimes que chocaram o Brasil
-
Brasil1 semana atrás
The Noite recebe Katiusha a Russa no “Roda Solta” e o comediante americano de raízes brasileiras Morgan Jay
-
Música1 semana atrás
AfroDrag Barbárie Bundi estreia espetáculo em homenagem a Maria Bethânia
-
Brasil2 semanas atrás
“Show do Milhão EMS Celebridades” estreia no “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel deste domingo” (10)
-
Mundo1 semana atrás
Jorge Amado será homenageado com placa na França em 2026!
-
Brasil1 semana atrás
Barbara Gancia revela a dura batalha contra o alcoolismo e histórias inéditas do jornalismo no The Noite
-
Brasil2 semanas atrás
Cabrito Tevez se disfarça de Paulinho Gogó e causa confusão em “A Praça É Nossa” desta quinta (07)