Brasil
Fundação Pedro Calmon lança Rede FPC em live com mais de 600 representantes de cultura da Bahia

As inscrições para participar da Rede FPC já estão abertas
Com 627 inscritos representantes dos 417 municípios baianos, a Fundação Pedro Calmon, juntamente com a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) lançou a Rede FPC, uma iniciativa de mapeamento e cadastramento que tem como objetivo identificar e conectar os agentes, instituições e ações nas áreas do livro, leitura, bibliotecas, arquivos e memória nos territórios culturais da Bahia, para construir políticas públicas mais eficazes. A transmissão aconteceu na Sala Mestres e Mestras da Palavra que será inaugurada dia 25 de julho.
Presente na transmissão, que alcançou mais de mil visualizações já nos momentos iniciais, através do canal do YouTube @fpedrocalmon, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, ressaltou que a iniciativa marca um novo momento para as políticas culturais.
“A Rede FPC é parte do compromisso que nós temos com o aprofundamento e com o enraizamento das políticas públicas, para além daquilo que estamos promovendo nas ações pontuais. Há uma provocação que o governador Jerônimo faz e que faço à nossa equipe, aproveitando que a cultura tem uma prioridade política no Brasil, com um momento positivo de financiamento, como faremos disso uma política permanente. E quando nos desafiamos e lançamos essa Rede, estamos mostrando que temos um compromisso real com um trabalho articulado e conectado”.
Na oportunidade, o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães, ressaltou que a iniciativa marca os 100 dias da nova gestão, como uma estratégia administrativa da instituição que visa fortalecer a territorialização da cultura.
“A Rede FPC é mais uma iniciativa estratégica da Fundação Pedro Calmon, que se soma às demais ações da instituição voltadas ao seu público. Ela atua em um eixo fundamental da nossa missão institucional: o livro e a leitura, as bibliotecas, os arquivos e a memória. Representa um avanço porque estabelece, de forma estruturada, um canal direto de diálogo com os nossos públicos — bibliotecas, arquivos, agentes culturais, educadores, leitores e gestores locais — com o objetivo de reunir informações, ouvir demandas e construir, com base nisso, políticas públicas mais eficazes e territorializadas”.
Durante a live, os diretores (as) de Bibliotecas Públicas da Bahia, Tamires Conceição, Livro e Leitura, Érica Ferreira, Arquivo Público do Estado da Bahia, Jorge Vieira e do Centro de Memória da Bahia, Walter Silva, interagiram com os participantes, respondendo as dúvidas.
Com iniciativas como Bahia Literária, Bibliorede Bahia, Conectar Arquivos e Nossas Memórias, a REDE FPC fortalece articulações, amplia espaços de escuta e impulsiona o acesso à cultura, ao conhecimento e à preservação da memória coletiva.
O presidente da Academia de Letras da Bahia, Aleilton Fonseca, parabenizou a iniciativa e reforçou a parceria entre as instituições.
“Saudamos a Secretaria de Cultura e a Fundação Pedro Calmon pelas políticas públicas para o desenvolvimento e a democratização das atividades culturais na Bahia, ao passo que destacamos que a ALB e a Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia estão de mãos dadas com a FPC para colaborar nas ações pela leitura e o livro”.
O lançamento da Rede obteve um impacto positivo com diversas interações ao longo da transmissão, sobre a iniciativa, Manuella Cajaíba, disse: “Agradecemos pela FPC e SecultBA destacarem a parceria com as Universidades e Editoras Universitárias. Nós da UESB reafirmamos a importância desta parceria”, finalizou.
A live está disponível no YouTube, e as inscrições para participar da Rede FPC já estão abertas! O formulário ficará disponível por apenas 30 dias. Os interessados devem acessar REDE FPC | Fundação Pedro Calmon.
-
Brasil1 semana atrás
Começa nesta sexta-feira (4) a 72ª Festa do Vaqueiro em Curaçá-Ba
-
Brasil2 semanas atrás
Espetáculo “Meu Congá” retorna a Lauro de Freitas
-
Mundo1 semana atrás
Ester Diniz Orquera participará do Festival Angolano de Arte e Cultura 2025
-
Brasil2 semanas atrás
Programa “Quebrada Show” estreia nesse domingo, no Youtube, com apresentação do jornalista Felipeh Campos e grande elenco
-
Brasil2 semanas atrás
Conheça Elis Guimarães, e seu famoso espaço gastronômico “Na Cozinha da Elis”
-
Mundo4 dias atrás
Recife encanta Paris com frevo e cinema no Louvre!
-
Esporte5 dias atrás
19ª ENTREVISTA | 2ª EDIÇÃO – ARENA GERAL IODDEB
-
Esporte2 semanas atrás
SBT terá transmissão especial na TV, streaming e YouTube para Reencontro de Gigantes, amistoso entre ídolos do Corinthians e Boca, neste sábado (5)