Brasil
Escola de Dança da Funceb exibe doc e promove bate-papo com Inaicyra Falcão

A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) promoverá, no dia 23 de maio (sexta-feira), das 10h30 às 12h, o 2º Encontro Artístico-Pedagógico do Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – AGÔ, com programação especial, aberta ao público, na Sala Cênica da instituição.
A atividade terá como destaque a exibição do documentário “Inaicyra Falcão”, da série Figuras da Dança, da São Paulo Companhia de Dança, seguida de uma conversa com a artista, para dialogar com o público sobre sua trajetória, que alia ancestralidade e contemporaneidade nas recriações da mitologia Yorubá e da cultura afro-brasileira.
A proposta do encontro é proporcionar uma imersão audiovisual e teórica, mobilizando afetos, memórias e saberes na construção de uma escuta sensível e de um olhar crítico sobre as práticas educativas e estéticas das danças de origem afro-brasileira. Sua realização reafirma o compromisso da Escola de Dança da Funceb com o fortalecimento das tradições negras na formação artística e com a valorização de trajetórias que entrelaçam arte, educação e ancestralidade.
Sobre Núcleo AGÔ
Criado em 2017 por iniciativa da professora Roquidélia Santos, o Núcleo AGÔ é um espaço de pesquisa, memória e reflexão sobre as danças afro-brasileiras, atuando em consonância com os princípios da Política Estadual de Cultura (Lei Orgânica 12.365/2011) e com a Lei Federal 11.645/2008, que torna obrigatória a abordagem da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares.
O Núcleo visa promover encontros teórico-práticos voltados à comunidade estudantil do Curso Técnico de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da Funceb, sobretudo no componente curricular “Seminários Interdisciplinares”, mas também se abre à participação de docentes, artistas e pesquisadores interessados nas temáticas de matriz africana.
Sobre Inaicyra Falcão
Nascida em Salvador-BA, de família cuja linhagem está ligada a uma das famílias fundadoras do reinado de Ketu na Nigéria e pertencente a uma das primeiras comunidades de matrizes africana de origem Ketu na Bahia. Neta de Maria Bibiana do Espírito Santo, célebre iyalorixá Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá, é filha do artista e sacerdote Deoscóredes Maximilliano do Santos, mais conhecido como Mestre Didi e de Edvaldina Falcão dos Santos.
É cantora lírica, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre pela Universidade de Ibadan (Nigéria), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente em Práticas Interpretativas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Referência nacional e internacional nas artes da cena, na educação e na pesquisa em dança, carrega consigo uma herança ancestral que atravessa suas escolhas estéticas e acadêmicas.
Serviço
O quê: 2º Encontro Artístico-Pedagógico do Núcleo AGÔ
Quando: 23 de maio de 2025 (sexta-feira), das 10h30 às 12h
Onde: Sala Cênica da Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, nº 1 – Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador-BA)
Público-alvo: Estudantes do Curso Técnico da Escola de Dança da Funceb, artistas, docentes, pesquisadores e demais interessados
Entrada: Gratuita
Fotos: Sidney Rocharte
-
Política4 dias atrás
Diretor da Casa do Albergado e Egresso se destaca com gestão eficiente e inovadora
-
Teatro21 horas atrás
Teatro Online na c4tvweb.tv em 2025
-
Brasil2 semanas atrás
“Esquadrão da Moda” resgata autoestima de participante que sempre colocou os outros em primeiro lugar
-
Brasil2 semanas atrás
Suzano sediará a 1ª Feira de Artesanato a FLIEI
-
Brasil2 semanas atrás
A espera acabou em São Paulo! Henrique & Juliano anunciam o ÚNICO show do ano na cidade
-
Literatura2 semanas atrás
Lançamento do Livro “Práticas Turísticas de Semeadura: Um Novo Mundo é Possível” – Tássio S. Cardoso
-
Brasil2 semanas atrás
Lançamento do livro “1964: O que ainda nos resta dizer?”
-
Cultura2 semanas atrás
Feijoada dos Artistas