Conecte-se conosco

Brasil

Artistas do PAMBA Difusão Amplificada integram programação do II FENABA – Artistas se apresentarão nos dias 10 e 11 de outubro na Arena Fonte Nova

Publicado

em

Artistas que integram o catálogo do Panorama da Música da Bahia (PAMBA) participam da programação de shows do PAMBA Difusão Amplificada na segunda edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA). O evento acontecerá na Arena Fonte Nova e conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA).

Os artistas Laiô e Sertanília subirão ao palco no dia 10 de outubro (sexta-feira) e Sued Nunes e Pedro Pondé se apresentarão no dia seguinte, 11 de outubro (sábado). Para participar de toda programação, o público deve levar 1kg de alimento não perecível como ingresso simbólico. O acesso será realizado mediante pré-cadastro no site oficial artesanatodabahia.com.br.

Artistas

Laiô

A cantora e compositora natural de Ilhéus (BA), Laís Marques, mais conhecida como Laiô, possui 20 anos de trajetória, três discos e sete singles nas plataformas digitais. Se consolidando como uma das vozes potentes da cena independente baiana, constrói sua obra a partir do território como extensão do corpo e da memória, conectando o público às histórias e imagens do litoral.

Sertanília

O grupo soteropolitano resgata a tradição sertaneja na produção de uma música universal, inspirada nas diversas manifestações culturais do sertão: coco, maracatus, sambadas e ternos de reis. Formado em 2010, é composto por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão), acompanhados pelos músicos João Almy (violão), Fernanda Monteiro (violoncelo), Mariana Marin (percussão) e Raul Pitanga (percussão).

Sued Nunes

Natural de Sapeaçu, na região do Recôncavo da Bahia, a cantora é uma das artistas indicadas ao Grammy Latino 2025, na categoria ‘Melhor Artista Revelação’. Conhecida pela musicalidade relacionada à religiões de matriz africana e junção da característica com elementos oriundos da música eletrônica, lançou seu primeiro álbum, ‘Travessia’, em 2021, e o segundo, ‘Segunda-feira’, em 2024.

Pedro Pondé

Cantor, compositor e ator com mais de 20 anos de experiência sobre os palcos, inicialmente atuando e depois cantando à frente de bandas como ‘Scambo’ e ‘O Círculo’, em 2017, apresentou seu trabalho solo. No repertório dos shows, canções de seu EP ‘Licença’, lançado em agosto de 2017, e versões de clássicos nacionais. A banda que o acompanha é formada por Ricardo Machado (bateria), Ênio (guitarra), Tatiana Trad (baixo) e Ângelo Canja Daltro (guitarra).

Difusão Amplificada

O PAMBA Difusão Amplificada é uma iniciativa estruturante que visa fortalecer a programação de festivais musicais já existentes e consolidados no cenário baiano, gerando um impulso para toda a cadeia produtiva da música. A difusão reconhece o impacto econômico da música como componente da economia criativa, fomentando o empreendedorismo cultural, a profissionalização do setor e o desenvolvimento econômico do estado.

Com estratégias de democratização e acessibilidade, o PAMBA leva a música baiana a diferentes públicos e territórios, com programações que garantem o acesso à cultura para diversas camadas da população, incluindo comunidades do interior do estado. Iniciado em 2023, o projeto teve uma programação composta por atividades formativas e uma mostra musical com shows em Salvador, de 40 artistas e grupos musicais da capital e interior, selecionados por curadoria especializada a partir de chamada pública.

Até dezembro de 2025, o PAMBA Difusão Amplificada vai destacar a diversidade dos gêneros musicais locais e estimular a criação, produção e consumo da música autoral baiana. Com a ampliação, o projeto visa difundir ainda mais as cenas contemporâneas da música local, já tendo levado alguns dos artistas e grupos contemplados a outras localidades no estado e no país, a exemplo da SIM São Paulo, um dos mais relevantes eventos do setor musical da América Latina.

II FENABA

Considerado um dos maiores eventos de artesanato do Brasil, a segunda edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia acontecerá de 9 a 12 de outubro de 2025, na Arena Fonte Nova. O festival dobra de tamanho e vai reunir mais de 500 artesãos de 17 estados brasileiros, em quatro dias de intensa programação cultural.

Sob o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”, o II FENABA coloca os artesãos como protagonistas absolutos. O público terá acesso a uma programação diversa que inclui exposição e comercialização de peças únicas, oficinas, rodas de conversa, desfiles temáticos e apresentações culturais.

O II FENABA é realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Programação

Sexta-feira – 10/10/2025

Laiô – 17h30 às 18h30
Sertanília – 21h às 22h

Sábado – 11/10/2025

Sued Nunes – 17h30 às 18h30
Pedro Pondé – 19h às 20h

Serviço

PAMBA Difusão Amplificada no II FENABA
Quando: Dias 10 e 11 de outubro de 2025
Onde: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Quanto: Gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível e realização de pré-cadastro no site oficial artesanatodabahia.com.br.

Créditos fotográficos:

Sued Nunes_Foto: Thiago Rosarii

Laiô_Foto: André Medina

Pedro Pondé_Foto: Walter Guedes

Sertanília_Foto: Diogo Flórez

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights