Conecte-se conosco

Mundo

II Expo Favela aconteceu em Paris

Publicado

em

  • Duda Tawil, de Paris, texto e foto

No contexto da Temporada-Saison Brésil–França 2025, aconteceu durante dois dias a segunda edição da Expo Favela Innovation, desta feita nos espaços do Théâtre de la Concorde, perto dos Champs-Élysées, na capital francesa.

Uma delegação de 30 artistas e empreendedores vindos de diversas comunidades da Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Amapá e Pernambuco estiveram presentes nesta edição.

Em destaque, visto a atual temporada-saison, foi um projeto “cruzado” chamado Ritos Periféricos ou Rites Périphériques, com os criadores de moda que estão atualmente na Cidade Luz em residência no FIMINCO, financiado pelo Institut Français e o comissariado brasileiro do Ministério da Cultura/MINC.

A segunda parte do mesmo será na Cidade Maravilhosa em novembro vindouro, em parceria com a FLUP no bairro de Madureira, sede da CUFA – Central Única das Favelas.

Kalyne Lima veio do Brasil, ela a presidente da CUFA nacional. O padrinho do evento foi o dançarino e coreógrafo francês Sadeck Berrabah e a madrinha, a cheffe e empresária brasileira Alessandra Montagne Gomes.

Entre os momentos artísticos mais significativos foi a inauguração da nova obra Anu Preto, do fabuloso artista visual carioca Daniel Nicolaevsky, formado pela Escola de Belas Artes de Paris, em colaboração com a colega, a artista visual Isabella Ogêda, do Rio, que também esteve presente. Ela foi inaugurada na abertura do evento, na frente da fachada do Teatro da Concorde, pela deputada franco-brasileira Céline Hervieu. Esse pássaro negro, que em francês se chama ani à bec lisse, é o símbolo da CUFA.

Participaram 40 empreendedores selecionados dos bairros periféricos franceses com altas oportunidades face ao mercado internacional. É um verdadeiro trampolim para a inovação e inclusão, com mais de 3000 projetos oriundos das comunidades, com mais de 50 milhões de euros em investimentos desde 2022.

Além disso, o Teatro da Concorde, que existe há menos de um ano, é um local icônico da democracia através da arte. Oportunidades e parcerias estratégicas que têm o apoio da Fundação Schneider Electric Edenred, BPIFrance, Vinci, ApexBrasil, e o Ministério da Cultura do Brasil.

Essa conjugação de esforços favorece a emersão de uma nova geração de empreendedores, no embalo de um programa intenso e engajado, com conferências, mesas-redondas, filmes, shows, performances artísticas e encontros com os atores-chave da economia social e solidária.

Karina Tavares é da diretora da CUFA France e Celso Athayde o seu fundador no Brasil, onde está presente há 27 anos, e hoje em muitos países. Elsa Boublil é a maravilhosa diretora do Théâtre de la Concorde.

Um dos pontos altos foi a mesa-redonda “Políticas Públicas para as Comunidades Vulneráveis”. Tomaram parte o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; Éléonore Caroit, deputada dos franceses radicados na América Latina e no Caribe; e Éric Fajole, diretor da AmLat de Business France. A tradução foi da professora doutora pernambucana Lorena Santos (foto).

Feliz com o sucesso, Karina vem novamente em novembro para Salvador, para o mesmo evento na capital baiana. Bem-vinda com axé!

Mais informações atualizadas: www.expofavela.fr, @expofavelaparis, @theatreconcorde, @daniel.nicolaevsky e @lisbellatrix

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights