Educação
Estudantes da EJA resgatam a história de Portão através da educação midiática

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Tempo Integral de Portão (CETIP) estão mergulhando na história do bairro de Portão de uma forma inovadora. Por meio do projeto pedagógico “Portão em Memória”, eles estão pesquisando a história local utilizando diferentes mídias digitais. O objetivo é não apenas conhecer o passado do bairro, mas também desenvolver um olhar crítico sobre a realidade atual e estimular a produção de conteúdos próprios.
Dividido em três etapas, o projeto começa com a pesquisa em blogs e sites sobre a história do bairro. Após essa investigação, os alunos fazem um resumo e debatem os resultados com os colegas. Na segunda fase, a história da cidade é explorada por meio de vídeos do YouTube, ampliando o repertório dos estudantes. Já na terceira e última etapa, os participantes produzem um vídeo mostrando os aspectos positivos de Portão e os desafios que ainda precisam ser superados. O material será exibido para toda a escola, promovendo uma reflexão coletiva sobre o bairro.
Para Gildete Oliveira, de 82 anos, moradora de Portão e participante do projeto, a experiência tem sido enriquecedora. “Foi uma aula muito educativa, pois aprendemos muita coisa sobre o bairro de Portão. Falamos de Mãe Mirinha, João Expresso, as festas, a importância do Joanes… Nem sentimos o tempo passar. A pesquisa nos faz aprender mais”, destaca com entusiasmo.
O professor de História do CETIP, Tássio Cardoso, idealizador do projeto, reforça o papel da educação midiática no processo de ensino-aprendizagem. “O estudo da história local por meio da educação midiática promove aprendizagem significativa. Não se trata apenas do mero uso da mídia como recurso didático, é mais do que isso: é reconhecer a mídia como objeto de estudo e um meio para a autoexpressão crítica do estudante”, pontua.
O projeto não apenas fortalece o conhecimento sobre a história de Portão, mas também prepara os alunos para uma relação mais consciente com a informação, incentivando a autonomia na pesquisa e a produção de conteúdos próprios. A iniciativa, que faz parte do projeto maior da escola intitulado : ” Direito à qualidade de vida no território de identidade de Portão, demonstra que a educação midiática pode ser uma poderosa aliada na construção de cidadãos críticos e participativos.
-
Literatura1 semana atrás
O mais novo lançamento da Editora BFK já está disponível na versão digital: O Espelho do Amanhã
-
Educação7 dias atrás
ANGOLANO FAZ FORMAÇÃO EM BACHAREL EM TEOLOGIA, MESTRADO E ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA
-
Cultura1 semana atrás
Emerson Silveira e Ingrid Rayssa no “Miss Model Teen Bahia & Miss Caribeen Bahia 2025”
-
Brasil1 semana atrás
Domingos Neto vem ao The Noite explicar com experiências física e matemática com experiências práticas
-
Mundo1 semana atrás
Memórias da dança negra baiana em Paris
-
Esporte2 semanas atrás
Tiago Leifert narra Vasco x Lanús na terça (22) no SBT e +SBT; Diguinho Coruja comanda transmissão alternativa no YouTube do SBT Sports
-
Brasil1 semana atrás
Podcast “PodEmerson?” receberá Ingrid Rayssa
-
Cultura2 semanas atrás
Papos Biográficos – Carlos Leal irá entrevistar a atriz Chelsea. Confira!