Conecte-se conosco

Brasil

Cultura, Educação e Assistência Social de mãos dadas em Paripiranga

Publicado

em

O município de Paripiranga, localizado a cerca de 340km de Salvador, realiza hoje, terça-feira, o encerramento do evento “Mulheres Artistas em Rede: a política do cuidado entre a cultura e a assistência social”, uma iniciativa que celebra a riqueza da cultura sertaneja e a “paripiranguidade”, ao mesmo tempo em que destaca a potente articulação entre cultura e assistência social. O encontro, que será realizado no espaço da Secretaria de Assistência Social do município, é fruto de uma parceria estratégica entre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura, por meio da Agente Territorial de Cultura do Ministério da Cultura (ATC/MinC), Lua Morkay, e a Secretaria de Assistência Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Paripiranga.

Este evento inovador reforça como a cultura, com sua capacidade de expressar saberes e práticas, atua como um pilar para a escuta, o pertencimento e a autoestima. Em conjunto com a assistência social, que garante suporte concreto e direitos básicos, essas dimensões se unem para um enfrentamento mais sensível e eficaz das desigualdades. O resultado são espaços de cuidado, valorização de identidades e a construção coletiva de futuros mais justos e inclusivos para a comunidade.

Encerramento com arte e debate

A programação de hoje terá início às 13h30 com um acolhimento especial conduzido pelo poeta e cantador João do Cedro. Em seguida, a Secretária de Assistência Social de Paripiranga, Ivis Dutra, fará a abertura oficial, ressaltando a importância vital da colaboração entre a assistência social, artistas, patrimônio e a cultura local.

Às 14h20, o público poderá acompanhar a apresentação “A criação do Projeto Sertão Mulher: retrospectiva das ações socioculturais realizadas no âmbito do Serviço de Convivência (SCFV) e projetos futuros”. Este painel contará com a participação de Lua Morkay (Agente de Cultura do Ministério da Cultura), Ana Maria Ferreira (fundadora da Sertão Vivo Instituto Cultural) e Haru Santtyni (coordenador do Laboratório Cênico do Teatro Musical – Sertão Vivo).
O evento seguirá às 15h com um painel enriquecedor, mediado por Jeane Rosa, Diretora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher Sertaneja – Sertão Vivo Instituto Cultural. O debate contará com a presença da cantora e Diretora Executiva da Sertão Vivo Instituto Cultural, Rosy Passos, e da Professora Railda, Mestra da Cultura Popular.

O encerramento, previsto para às 17h, será marcado por uma dinâmica de grupo interativa: o “Jogo de Teatro Musical”, especialmente direcionado ao público da melhor idade, seguido pela entrega dos certificados de participação.

Sucesso no primeiro dia e impacto na comunidade

O primeiro dia do evento, realizado na segunda-feira (28) no Povoado Chico Pereira, já foi um sucesso, contando com as presenças de João do Cedro, Érica Santa Rosa, Rosy Passos e Lua Morkay.

“Nossa ação comprova a força da nossa cultura e dos nossos artistas. É uma honra e um presente criarmos essa rede de apoio também com os artistas do EJA Campo, porque aqui tem muitos! E o que o artista precisa mesmo é de incentivo e fortalecimento de sua arte. Agradeço ao Ministério da Cultura e ao Comitê de Cultura da Bahia por esse apoio para realizar um evento que une gerações”, afirmou Lua Morkay, Agente Territorial de Cultura do Ministério da Cultura.

SERVIÇO:
• O quê: “Mulheres Artistas em Rede”: a Política do Cuidado entre a Cultura e a Assistência Social
• Quando: Terça-feira, 29 de julho de 2025
• Horário: A partir das 13h30
• Onde: Espaço da Secretaria de Assistência Social – Paripiranga, BA

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

Mais Acessadas

Verified by MonsterInsights