Brasil
“SBT Agro” aborda o primeiro caso de gripe aviária registrado em granja comercial no Brasil
O “SBT Agro” deste domingo (25) mostra como o Brasil enfrenta o primeiro caso de gripe aviária registrado em uma granja comercial. A contaminação aconteceu na cidade de Montenegro, a 60km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O local produzia ovos fertilizados para a geração de outras aves. Como medidas de prevenção, as aves do local foram sacrificadas e, os ovos, destruídos. O local foi inteiramente desinfetado e mais de 500 propriedades da região foram vistoriadas durante a semana. Mesmo com toda a mobilização das autoridades sanitárias, o impacto econômico já pode ser sentido em todo o país. Os principais compradores de frangos do Brasil suspenderam as exportações, o que deve gerar um grande prejuízo aos produtores.
Em outra reportagem, o programa traz os investimentos feitos em Minas Gerais para transformar o estado em referência nacional na produção de uvas finas e vinhos. A produção cresce graças a uma técnica que revolucionou o cultivo de uvas no estado. O trabalho inverte a época da safra: enquanto no sul e sudeste, a colheita é feita no verão, em Minas Gerais, ela acontece no inverno. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a primeira vinícola da região está em processo de implantação: já foram plantados 10 mil pés de seis variedades de uvas diferentes. Além de oferecer uvas e vinhos, o projeto também quer atrair turistas interessados em conhecer o processo de produção e desfrutar de belas paisagens rurais.
Outro destaque é a retomada da produção de algodão no Paraná. Nos anos 80, o estado era o maior produtor do país mas, por causa da dificuldade no controle das pragas e problemas com o clima, a cultura deixou de ser rentável e acabou substituída pela soja. Agora, com muito mais tecnologia e a completa mecanização da cultura, o algodão tem aos poucos retomado seu espaço. Pouco mais de 1.500 hectares foram plantados nesta safra, mas o objetivo é alcançar 20 mil hectares nos próximos anos. A produção oferece vantagens em relação a outras culturas: a rentabilidade é melhor e, como a colheita acontece antes do restante do país, os agricultores conseguem vender a produção com mais facilidade.
O “SBT Agro” é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.