Brasil
Ruth Helena leva o “Canto ao Mar” à Festa de Iemanjá pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano seguido, a cantora e jornalista Ruth Helena marca presença na tradicional Festa de Iemanjá, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, com o seu cortejo “Canto ao Mar”, no próximo dia 02 de fevereiro. A artista sai em cortejo acompanhada de sua banda, em um nanotrio, levando música, celebração e emoção ao público que acompanha uma das mais simbólicas manifestações da cultura baiana.
A saída está marcada para 9h, a partir da quadra de esportes próxima à Escola Medalha Milagrosa, seguindo pelo percurso oficial do cortejo. No repertório, Ruth Helena passeia por clássicos da axé music, da MPB e por canções especialmente ligadas à Festa de Iemanjá, exaltando a ancestralidade, a fé, o mar e a força da cultura popular.
Com uma trajetória que une comunicação e música, Ruth Helena desenvolve um trabalho comprometido com a valorização da identidade cultural da Bahia. Sua participação no cortejo reforça a importância da música ao vivo como elemento central da celebração em homenagem à Rainha do Mar, criando uma conexão direta entre artistas, público e tradição.
Este ano, o projeto se une à Campanha Balaio Verde, que promove uma ala especial voltada para a preservação das praias limpas e a união dos povos durante a Festa de Iemanjá. A proposta reúne performances artísticas e causas socioambientais, chamando atenção para o cuidado com o meio ambiente.
A ação é coordenada pela produtora cultural Luzia Moraes e tem como objetivo orientar a sociedade sobre a manutenção do equilíbrio marinho, incentivando a redução do impacto ambiental causado pelos tradicionais presentes ofertados a Iemanjá. O Balaio Verde propõe um balaio ecológico, composto apenas por flores, com mulheres vestidas artisticamente de sereias, em um gesto simbólico de respeito, beleza e consciência ambiental em homenagem à divindade das águas salgadas.