Cultura
Rosildo Barcellos entra na lista dos escritores contemporâneos mais premiados do Brasil
Rosildo Barcellos, é renomado escritor que acaba de expor poemas na Embaixada do Brasil na China e na Biblioteca do Centro Natural de Pombal, em Portugal e lançou sua mais recente participação em antologias na capital da Romênia,(que é o poema declamado abaixo) ambos os eventos em outubro. Foi homenageado na FLIP Paraty – uma das mais esperadas e concorridas do país. Ainda em novembro recebeu o troféu Zumbi dos Palmares e a medalha Adib Massad, ambos pela Assembleia legislativa do Mato Grosso do Sul e Mestre da Cultura Nacional pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Em maio foi homenageado com uma placa com um de seus poemas colocados na Praça do Trevo, uma praça de lazer do município de Anastácio/MS, além de ter sido homenageado com um espaço cultural no município de Corumbá/MS. Também será homenageado em um campeonato internacional de xadrez a ser realizado de 10 a 13 de setembro de 2026 com competidores do Brasil, Bolívia, Paraguai e Peru. O evento conta com a participação e apoio do Sindicato dos Comercio de Varejistas de Corumbá, através de seu presidente Otávio Araújo Philbois após 26 anos sem eventos oficiais na cidade. Sua mais recente homenagem (foto ao lado) é o titulo imortal monumento Cultural imperial..
Num momento de empatia rarefeita, nada toca tanto quanto a poesia. Até porque a empatia é precipuamente a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, desejos, ideais, crenças e valores. Significa literalmente calçar-se com os calçados deste, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.
É relacionar-se de forma verdadeira, sem preconceitos ou julgamentos, e estar disposto e se permitir entrar em contato com um sentimento que nem sempre é seu. Colocar-se no lugar do outro, entender seus sentimentos e pensamentos, especialmente no momento de distanciamento social em que vivemos, ajuda a nos relacionarmos melhor com as pessoas.
Procurado pela redação o escritor descreve o sentimento da declamação de Lucilene (Video abaixo) que foi premiada na Arena Cultural de Cariacica durante o evento denominado “Mulheres declamam D +” organizada pela incansável Elaine Sohelo presidente da Academia Cariaciquense de letras em 2025. Cariacica é uma das maiores forças urbanas do Espírito Santo. Com 353.491 habitantes, o município é o 3º mais populoso do estado e figura entre as 75 maiores cidades do Brasil, exercendo papel central na Região Metropolitana da Grande Vitória A história de Cariacica reflete a própria formação do Brasil. De origem indígena, marcada pela miscigenação e pela chegada de imigrantes, a cidade cresceu como ponto de passagem, trabalho e acolhimento. Hoje, Cariacica se consolida como uma das engrenagens mais importantes da economia capixaba: O imortal Rosildo assim a define: Era um simples poema quando Lucilene Souza o interpretou, publiquei a pedidos em um livro que foi lançado na Romênia. Sua performance declamatória representa a justa contraposição à mulher absorvida pela urgência do tempo. Com seu poder de contemplação inserido de forma precisa em nossas vontades, começamos a questionar se o que nos cerca foi, de fato, pensado e planejado por uma força criativa. Sua voz doce se encarrega da roupagem lírica.
Nesse sentido, cada intervenção guarda um potencial de admiração, perceptível apenas por uma pessoa imbuída do espírito da flânerie, capaz de repassar ao vídeo sensações profundas. Cada palavra da minha poesia Andreia buscou revelar o que há de memória e mistério. Mas é na geografia dos sentimentos que mais se sobressai nesta seleta colheita de textos que ela declamou— vasculhando pelas ruas os afetos e a alma dos lugares e das paixões – declarou o poeta
Sobre o autor: Participou da publicação, até o momento; de 60 livros como autor e co-autor, entre eles: “Crianças do Amanha” editado pela SF editorial. “Folhas de Plátano” e “Coletânea Internacional Infinito Olhar”, pela Editora Gaya. ” Versos Vivos – Poesia Presente”, pela ALEC, ” Poemas a Flor da Pele” pela Editora Somar, “Imortais V”, e a “Coletânea Cultura” pela Editora Alternativa em parceria com a Academia Luso-brasileira de letras/RS. Também escreveu a apresentação do livro edição limitada para colecionadores: “Pequeno Príncipe:um olhar poético” pela editora Brecci Books, co-autor da obra “ Pensador II e III” pela ACCUR/Academia de Cultura de Curitiba, lançados em dezembro de 2025 em Curitiba.
Recebeu o “Título de Referência Literária Contemporânea” outorgado pelo Selo “ogias Conectatum, e o prêmio Evidência Literária pela Ordem Literária Scriptorium. Antol Recebeu também o Prêmio Polímata. A “ polimatia” é conhecida como a capacidade de atingir a excelência em diversas áreas do conhecimento. O termo vem do grego πολυμαθής (“polymathós”), que significa “aquele que sabe muitas coisas, O referido premio foi recebido no SEMINÁRIO SÃO JOSÉ. em Garanhuns/ PE, ofertado pela Filos Editora e pela Academia Independente de Letras, pela notoriedade no trabalho de semear conhecimento e assim enriquecer a CULTURA NACIONAL com a essência prima.