Cultura
Oficina de Introdução à Gestão de Projetos
Para fortalecer as capacidades das mulheres indígenas da Aldeia Tekoá Tupinambá Kaá, das Filhas da Ancestralidade do MUPOIBA (Movimento Unificado dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia) e das quilombolas das comunidades de Massarandupió na elaboração e gestão de projetos, com o objetivo de gerar autonomia e estruturar iniciativas sólidas para os territórios.
Será introduzido o ciclo de vida e o marco lógico como ferramentas para a elaboração e gestão de projetos e a prática em grupos por aldeia/comunidade para elaboração da árvore de problemas e soluções com apresentação dos resultados e avalição do encontro.
Facilitação de Xapy Mirim Guarani Tupinambá (Melissa Souza Branco), 35 anos, mulher, mãe, filha da Mata Atlântica, empreendedora socioambiental, produtora cultural, arte-educadora, permacultora e agroecóloga com ênfase em agricultura biodinâmica. Formada em designer de interiores, licenciada em Teatro com habilitação em arte-educação, pós graduada em educação ambiental para a sustentabilidade, com especialização em designer para sustentabilidade. Premiada, em 2024, pela RMIB-LAC. Esta gestora de projetos no Instituto Eco da Mata, membro da Associação Indígena Tekoá Portal Tupinambá, diretora de projetos no MUPOIBA Movimento Unificado dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, membro da Rede de Mulheres Indígenas para Biodiversidade da América Latina e Caribe, co-coordenadora da câmara temática de educação para sustentabilidade da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera e ponto focal do Diálogo Intercultural na Rede IberoMAB/UNESCO.
Data: Sábado 27/09/2025
Horário: 09h às 15h
Local: Instituto Eco da Mata.
Massarandupió – Entre Rios – Bahia.
Inscrições abertas até 25/09/2024 pelo formulário: https://forms.gle/Em4gVPguVMn4FCui6
Atividade gratuita com alimentação.
Vagas limitadas.
Ação contemplada pelo Projeto Kunhã Porã Ka’a, do Coletivo Eco da Mata, edital n.º 22/2024 – Apoio à manutenção de espaços de culturas populares e identitárias da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Bahia. Para fortalecer a identidade e a cultura Tupinambá no Litoral Norte da Bahia, com protagonismo das mulheres, por meio de ritos, saberes ancestrais, vínculos comunitários e práticas sustentáveis.
Informações: 71 99673-9292 (whatsapp).