Brasil
MUSICALIDADE ANCESTRAL NO CARNAVAL DE SALVADOR
Com aproximação do Novembro Negro e as comemorações de verão na América, compartilhamos uma experiência marcada pela ancestralidade, religiosidade e sensibilidade.
Possibilitando e criando um espaço de troca de saberes, visando fortalecer a história da tradição Afro-brasileira, o Afoxé tem por compromisso a capacitação de crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, através das atividades participativas, oficinas, encontros no terreiro e Rodas de conversa durante todo o ano. Impulsionados pelo desejo em manter viva a tradição de matriz africana na música, entretenimento, arte e cultura, que um grupo da comunidade de Pirajá, na cidade de Salvador/Bahia no Brasil, lançou em 2002 o Bloco “Afoxé Relíquias Africanas”.
Com alas vivas que contam a história dos jejês, nagôs e bantos, fantasias e indumentárias realistas, musicalidade pulsante e ancestral, presença cênica marcante e organizada, o bloco imprime no circuito carnavalesco toda sua irreverência e conexão entre a África e América Latina.
Acompanhar o desfile do “Afoxé Relíquias Africanas”, no circuito Batatinha (Centro Histórico de Salvador – Bahia – Brasil) é exaltar a música, dança afro, capoeira e performances negras que só podemos sentir verdadeiramente no Carnaval de Salvador, uma oportunidade que deveria ser vivida por cada ser humano do planeta.
Sigam o bloco no instagram e fique por dentro da importância em disseminar o Ijexá por toda parte.
https://www.instagram.com/reliquiasafricanas/
Viva a Cultura Negra!