Brasil
Incêndio na COP30: Ministro do Turismo Prioriza Segurança das Pessoas
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a prioridade é a segurança das pessoas após o incêndio que atingiu parte do pavilhão dos países na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. A área afetada foi rapidamente evacuada e o foco de incêndio já está contido.
“É procedimento padrão evacuar a área. Logo iremos saber o que ocasionou o evento. Ainda não sabemos onde começou e não há informação de feridos”, disse Sabino. Ele ressaltou que a origem das chamas só poderá ser definida pelos técnicos responsáveis: “Pode ter sido um curto-circuito, mas quem vai dizer isso são os especialistas”.
O episódio causou correria na Blue Zone, espaço onde ocorrem as negociações oficiais, encontros de líderes e pavilhões nacionais. A sala de imprensa também precisou ser esvaziada por precaução, enquanto seguranças orientavam a saída de participantes ¹ ² ³.
A COP30 segue reunindo milhares de participantes de quase 200 países para discutir metas climáticas, financiamento para transição verde e acordos multilaterais para redução de emissões. A organização informou que, apesar da interrupção momentânea, a expectativa é de retomada gradual das atividades ainda hoje, dependendo da liberação das autoridades de segurança . Por podcast edinhotaon/ Edno Mariano