Esporte

Fazer exercícios físicos pode acabar com o ronco

Publicado

em

O sedentarismo provoca obstrução da traqueia e dificulta a respiração

As atividades físicas trazem muitos benefícios para a saúde, inclusive para quem quer ter uma boa noite de sono. Os exercícios são aliados para reduzir o ronco, um problema que atinge metade da população mundial.

Luiz Fernando Lukas, que é profissional de Educação Física, explica que praticar exercícios melhora a qualidade do sono e ajuda a relaxar. Isso proporciona um sono mais profundo e com menos interrupções, além de liberar hormônios que atuam no combate da ansiedade e do stress.

“Uma simples caminhada pode melhorar o humor, afastar doenças cardíacas e ainda ajudar a dormir melhor”, conta Lukas

O ronco acontece quando há obstrução no fluxo de ar pelas vias respiratórias durante o sono. Isso pode ser causado por vários fatores, entre eles o excesso de peso. Os exercícios físicos atuam diretamente no controle da obesidade.

Quando a pessoa está acima do peso, acumula gordura em volta da traqueia, o que dificulta a passagem do ar. O mesmo acontece no abdômen e no tórax, o que atrapalha a passagem do ar para os pulmões. Ou seja, o sedentarismo favorece o acúmulo de gordura, o que comprime as vias aéreas. Sem condicionamento cardiovascular e respiratório a respiração fica mais ineficiente durante o sono. Tudo isso aumenta as chances de ronco e até de desenvolver apneia do sono, que é quando a respiração é interrompida durante o sono.

A prática regular de atividade física ajuda a reduzir o peso corporal e a gordura localizada, diminuindo a compressão das vias aéreas. Fazer exercícios fortalece a musculatura do corpo todo, inclusive músculos do pescoço e da faringe. Quem se exercita melhora a qualidade do sono e ajudar na regulação do ritmo cardíaco. Se manter ativo reduz inflamações e melhora a função pulmonar.

O personal trainer Luiz Fernando Lukas destaca que a corrida, natação e o ciclismo ajudam a fortalecer os músculos respiratórios, melhorando a capacidade pulmonar e a oxigenação do sangue, o que pode reduzir a ocorrência de roncos.

LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – @luizfernandolukas – https://www.instagram.com/luizfernandolukas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile