Cultura

Balaio da Maestra realiza cortejo musical com oferendas coletivas para Iemanjá neste domingo (1º)

Publicado

em

No último domingo, 1º de fevereiro, a partir das 23h, aconteceu o Balaio da Maestra, ação cultural que integrou o tradicional Cortejo de Iemanjá e promoveu um encontro potente entre música, espiritualidade, diversidade e tradição popular nas ruas da cidade.

Idealizado pela maestra, compositora, arranjadora e multi-instrumentista Paola Dalva Kaká, o Balaio da Maestra realizou um cortejo musical com saída da Casa da Felicidade em direção à Casa de Iemanjá, reunindo o público ao som de ritmos afro-brasileiros, canto, percussão e instrumentos de sopro, em uma celebração coletiva marcada pela fé e pela ancestralidade.

O ponto central da ação foi o balaio de oferendas coletivas, conduzido por La Poderosa, travesti que performa a figura da baiana, trazendo à cena elementos de representatividade, inclusão e resistência. No balaio, flores, cartas e intenções preparadas de forma coletiva foram ofertadas a Iemanjá como gesto simbólico de fé compartilhada, respeito às tradições e celebração da diversidade.

Aberto ao público, o Balaio da Maestra se afirmou como um gesto artístico-ritual, valorizando artistas locais, fortalecendo a presença feminina na regência musical e reafirmando a rua como espaço vivo de manifestação cultural, encontro e pertencimento.

A ação contou com o patrocínio da APLB e do Sindicato dos Comerciários da Bahia, reforçando o apoio institucional à cultura popular e às manifestações tradicionais que mantêm viva a identidade cultural da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile