Meio Ambiente

Baía de Camamu recebe a 4ª edição da Pescaria das Mulheres com foco em sustentabilidade e protagonismo feminino

Publicado

em


As equipes de pesca feminina já se preparam para se reunir na Baía de Camamu, no dia 2 de novembro, na comunidade de Ponta de Caeira, para a esperada e concorrida 4ª Pescaria das Mulheres — um evento que celebra o protagonismo feminino, a cultura local e a sustentabilidade.

Com varas de pesca 100% artesanais, confeccionadas em bambu e guaiçara, a competição segue o formato pesque-e-solte, garantindo o menor impacto ambiental possível. A proposta sustentável também se estende à gastronomia, assinada por cozinheiras nativas, com produtos típicos da região, valorizando os sabores da Baía de Camamu.

A programação inclui palestras de conscientização ambiental, como “Destinação de resíduos sólidos e preservação das praias”, além de outras atividades educativas, shows musicais, sorteio de brindes e a tradicional entrega dos troféus para o maior e o menor peixe pescados.

A iniciativa nasceu a partir da visita da empresária Úrsula Montes ao renomado Hotel Fazenda Passo do Lontra, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (MS), onde conheceu o projeto “Pescaria das Mulheres”, idealizado pela também empresária Marju Azambuja. Inspirada pela experiência, Úrsula trouxe a proposta para a Bahia, adaptando-a à realidade e à força das mulheres da Baía de Camamu, que integram a colônia de pesca e representam quatro comunidades quilombolas dos municípios de Camamu e Maraú.

Mais do que uma competição, a Pescaria das Mulheres se consolida como um movimento de valorização da cultura local, do turismo sustentável e da economia criativa, unindo tradição, consciência ambiental e empoderamento feminino em um só evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessadas

Sair da versão mobile