Brasil
“API reúne autoridades e imprensa em celebração histórica aos 472 de São Paulo”
API celebrou os 472 anos de São Paulo no Palácio da Imprensa com presenças históricas.
No dia 25 de janeiro de 2026, das 10h às 12h30, o Auditório Prof. Paulo Zingg do Palácio da Imprensa (Rua Álvares Machado, 22, Centro Histórico de SP) foi palco da solenidade “São Paulo, 472 anos – Toda a Emoção do Mundo”. Sob a liderança da Associação Paulista de Imprensa (API) – 92 anos –, ACRIMESP (45 anos), FADESP-Brasil (27 anos) e FUNCLOB (25 anos), o evento reuniu quatro décadas de representatividade institucional.
Lideranças e homenageados
Presididas por Prof. Dr. Sérgio de Azevedo Redó (API/ACRIMESP) e Dra. Patrícia Redó, Dr. Raimundo Hermes Barbosa (FADESP) e Prof. Roque Cortes Pereira (FUNCLOB), as entidades entregaram a Comenda “Diploma de Honra ao Mérito – 472 anos da Cidade São Paulo” a:
Coronel PM Mello Araújo (Vice-Prefeito)
Gilberto Barros (“Leão”) (Jornalista, Radialista, Apresentador)
Reginaldo Leme (jornalista Esportivo de Fórmula 1)
Presenças ilustres
Participaram do evento o Deputado Estadual Jorge Wilson (“Xerife do Consumidor”), Roberto M. Delmonte, Raul Gil Junior (“Rauzinho”), Renata Vidigal, Mohamad Said Mourad (ex-vereador, Diretor Executivo da (SIELBRA), Bruno Hoffmann Jornalista da (Gazeta SP) e o jornalista Matheus Furlan, ex-apresentador do Balanço Geral, que atuou como cerimonialista. A Produtora Frame foi responsável pelo audiovisual da solenidade, o Comunicador Cido Marques Tv, a ilustre presença do Desembargador José Antônio Encinas Manfré – futuro 50º presidente do TRE-SP para as eleições de 2026 surpreendeu a todos.
Nota: o Prof. Dr. Michel Temer (ex-presidente) e Deputado Federal Celso Russomanno foram convidados, mas não puderam comparecer.
Representação cultural
A jornalista colunista e autora Zenaide dos Santos S. Aguilar a convite compareceu e fez registros fotográficos marcantes para a CEO da Revista Magazine e Ação, Marta Fox, dentre outros veículos de comunicações nacionais e internacionais. O Jornalista Fernando Colacioppo (Rede Colmeia) destacou a relevância da celebração.
Maçonaria presente
Ricardo Volpe Maciel (Soberana Assembleia Federal Legislativa), Nestor Adrian Navarro, Haroldo Ikuta, Claudio Auricchio (ex-API), Sergio Ruas (Rito Moderno), Leão Gilberto Barros, Cesar Romão, Sulaiman Miguel Neto e J.P. Chamoun reforçaram o diálogo entre as instituições.
A API, foi fundada em 1º de maio de 1933, reafirmou seu papel histórico na defesa da liberdade de imprensa, consolidando São Paulo como referência em memória coletiva, cultura e democracia.
A cidade se ergue como um mosaico de culturas, onde cada rua, cada praça, conta uma história. Seus cartões postais, tanto os materiais quanto os imateriais, são testemunhas de um patrimônio rico e multifacetado, que reflete a alma de um Brasil em constante construção. De arranha-céus imponentes a cantinas tradicionais, de parques exuberantes a centros culturais efervescentes, São Paulo é um convite à descoberta e à celebração da vida em suas mais diversas formas.
São Paulo ecoa nos corações de todos que aqui encontraram um lar, um propósito e a inspiração para construir um futuro melhor. Este encontro foi uma homenagem à resiliência, à inovação e à capacidade desta metrópole de inspirar e transformar vidas!
Gratidão, São Paulo! Que seus 472 anos sejam apenas o prelúdio de um futuro ainda mais brilhante e repleto de emoções.
Por Zenaide dos Santos S. Aguilar
Jornalista