Brasil
Alexandre Leão grava novo álbum ao vivo em Salvador com o show “AUTORRETRATO – O SOM DO MEU CORAÇÃO”
_Apresentações acontecem nos dias 24 e 25 de outubro, no Cineteatro 2 de Julho, e marcam a celebração de sua trajetória autoral
_
O cantor, compositor e músico baiano Alexandre Leão celebra mais de 30 anos de carreira com o espetáculo musical autoral “AUTORRETRATO – O SOM DO MEU CORAÇÃO”, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, às 20h, no Cineteatro 2 de Julho, localizado na sede do IRDEB, na Federação. As duas noites serão registradas em áudio e vídeo para a gravação do novo álbum ao vivo, que será lançado em breve nas principais plataformas digitais.
Inspirado na poesia da canção “Minha Palavra”, o título do projeto simboliza a essência emocional e afetiva da obra de Leão. “Gravar um álbum autoral é reunir literal e simbolicamente o som do meu coração, as canções que a vida me deu”, afirma o artista, em tom de gratidão ao público e aos parceiros que o acompanham ao longo da sua trajetória.
No palco, Leão será acompanhado por sua banda original, formada por músicos que consolidaram sua sonoridade: Israel Ramos (baixo), Isaías Rabelo (teclado), Joceval Santana (percussão), Will Wagner (bateria), Lucas Almeida (guitarra) e Joatan Nascimento (trompete). Juntos, darão vida a um repertório que mistura sucessos já conhecidos, como “Pop Zen” (com Manuca Almeida e Lalado), “Só Tenho Um” (com Edu Alves e Capinan), “Olhos de Gude” (com Galvão, Tito Bahiense e Manuca Almeida), “Uma Lua de Presente”, “Bem-vinda” (com Jaime Sodré, em homenagem a Santa Dulce dos Pobres) e “Minha Palavra” (com Manuca Almeida e Ivan Huol), além de composições inéditas que estreiam no espetáculo.
A direção artística é assinada por Andrezão Simões, parceiro criativo de longa data de Alexandre Leão e responsável por projetos como Prêmio Caymmi, Cerimônia do Festival da Educadora, Prêmio Dodô&Osmar, Aniversário de 10 anos da Neojibá, Prêmio Braskem de Teatro, entre outras realizações. A realização é da Leão Produções e da Carambola Produções, com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás. O projeto foi contemplado no edital 2025.2 do Cine Teatro 2 de Julho (IRDEB), reforçando seu alinhamento com políticas públicas de fomento cultural.
Sobre o artista
Alexandre Leão é um renomado cantor, compositor e músico baiano, com mais de 30 anos de carreira. Suas composições já foram gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Lampirônicos, Margareth Menezes, Rosa Passos, Família Caymmi, Ivete Sangalo, Fagner e Targino Gondim. Parceiro de importantes letristas e compositores, entre eles José Carlos Capinan, Tito Bahiense, Jorge Portugal, Jaime Sodré, Carlos Colla, Manuca Almeida, Edu Alves, Carlos Pita e o próprio Targino Gondim, Leão construiu uma obra que transita com naturalidade entre o popular e o poético.
Sua trajetória também inclui participações em produções audiovisuais, como como “O Teatro e o Baile”, “Música e Músicos”, e o mais recente “Axé Babá, 18 anos”, com nomes como Margareth Menezes, Saulo Fernandes, Lazzo, Roberto Mendes, Moreno Veloso, o pianista Nelson Ayres, o violonista flamenco Daniel Casares, Armandinho Macedo, Tatau, Ricardo Chaves, Adelmo Casé, Matildes Charles, Tito Bahiense, Adelmário Coelho, Ana Barroso, Clariana Fróes e Serginho do Adão Negro, além de apresentar ao público suas filhas, Petit e Paula Leão.
No teatro, Alexandre Leão protagonizou espetáculos de destaque, como Duas & Dois (com Ana Mametto, Yacoce Simões e Cláudia Cunha), As Canções que o Rei Não Fez — uma celebração dos compositores que orbitam o universo musical de Roberto Carlos — e Uma Noite para João, em homenagem a João Gilberto e João Donato, ao lado de Joatan Nascimento e Jussara Silveira.
Há 20 anos, Alexandre Leão mantém o tradicional evento residente na Varanda do Sesi, no Rio Vermelho. Realizado todas as sextas-feiras, o encontro se tornou um verdadeiro marco da cena musical baiana, reunindo turistas e moradores locais em torno de boa música, encontros culturais e celebração da tradição artística da Bahia. Ao longo dessas duas décadas, a Varanda se consolidou como ponto de referência do turismo cultural, sendo reconhecida como um espaço que conecta gerações, promove o diálogo entre artistas e público, e fortalece a identidade cultural do Rio Vermelho e de Salvador.
O projeto AUTORRETRATO – O Som do Meu Coração marca um novo capítulo em sua trajetória. Fruto de uma caminhada que já percorreu palcos da Bahia, do Brasil e de países da Europa e da América do Sul, o espetáculo foi contemplado no edital 2025.2 do Cine Teatro 2 de Julho, do IRDEB. Além de apresentar um repertório que reafirma a força de sua obra autoral, o projeto será registrado em um álbum ao vivo. A realização é assinada por Leão Produções e Carambola Produções, ambas com sólida atuação em iniciativas independentes que valorizam a cultura baiana.
SERVIÇO
Show: “AUTORRETRATO – O SOM DO MEU CORAÇÃO”, de Alexandre Leão
Data: 24 e 25 de outubro (sexta e sábado)
Horário: 20h
Local: Cine Teatro 2 de Julho (IRDEB), Federação – Salvador
Valor: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)
Vendas: Sympla
Duração: 2h
Classificação: 14 anos
Direção Artística: Andrezão Simões
Realização: Leão Produções e Carambola Produções
Patrocínio: Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano