Brasil
ABRH-SC consolida 2025 como ano de expansão, conexões estratégicas e fortalecimento da Gestão de Pessoas em Santa Catarina – Aumento do número de associados, mais de 100 eventos promovidos e parcerias marcaram o ano da seccional
Resultados expressivos reforçam o protagonismo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Santa Catarina (ABRH-SC) no panorama nacional. Com uma atuação presente, colaborativa e alinhada aos desafios reais do mundo do trabalho, a ABRH-SC encerrou 2025 com uma agenda de eventos robusta e parcerias sólidas com entidades relevantes.
Tudo isso fez crescer o número de associados no estado, o número de voluntários e impactou diretamente mais de 11,5 mil pessoas. Revelando que a gestão de pessoas tem se consolidado, cada vez mais, como um pilar diretamente associado ao sucesso dos negócios.
“Somos muito felizes em dizer que, em 127 eventos ao longo do ano, promovemos debates qualificados, troca de experiências e desenvolvimento profissional em todas as regiões de Santa Catarina. Isso refletiu no crescimento da base associativa”, destaca o presidente da ABRH-SC, Diego Martins, que registrou um aumento de 15% no número de associados.
A presença da ABRH-SC em todo o território catarinense, aliás, merece destaque. A seccional esteve ainda mais próxima das regionais, com eventos e reuniões em todo o estado. Houve assembleias em Criciúma, Brusque e Itajaí; fóruns em Chapecó, Florianópolis e Jaraguá do Sul; o Prêmio Ser Humano (PSH) ocorreu em Joinville; e o CONCARH reuniu profissionais em Florianópolis.
Parcerias
O fortalecimento institucional esteve diretamente conectado à ampliação e consolidação de parcerias estratégicas. Em 2025, a ABRH-SC avançou na cooperação com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), dando início ao desenvolvimento de produtos voltados à qualificação e à inovação em Gestão de Pessoas.
A vice-presidente da ABRH-SC, Monica Pietschmann Gonzaga, cita a parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). “Essa aproximação ampliou o diálogo nesse ecossistema. Já a atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, o MPT/SC, viabilizou a realização da Semana Inclusiva, além de outras ações voltadas à promoção da diversidade, inclusão e trabalho digno”, pontua.
Responsabilidade social
Em 2025 a ABRH-SC também se tornou signatária do Movimento ODS SC, alinhando suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O que reforça o papel da Gestão de Pessoas na construção de organizações mais engajadas.
“Outro avanço relevante foi a realização da Formação de Conselheiros, que reuniu presidentes, vice-presidentes e membros do conselho fiscal das regionais. Uma ação primordial para profissionalizar e alinhar a ação voluntária em toda a rede ABRH-SC”, esclarece o vice-presidente financeiro, Diogo Anderson Angioleti.
Mais de 300 profissionais atuaram voluntariamente na associação, dedicando tempo, conhecimento e propósito.
Ao fazer um balanço do ano que se encerrou, a ABRH-SC reafirma seu papel como uma entidade conectada, plural e comprometida com o desenvolvimento das pessoas. “Tivemos um ano marcado por conquistas que não apenas fortalecem a associação, mas ampliam seu impacto e relevância no cenário nacional”, finaliza Martins. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano